segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Entrevista de Paulo Borges à revista "Pessoal", de Nov. 2011, sobre "Mindfulness"/meditação nas empresas

1. O “mindfulness” procura que o indivíduo se foque no momento presente e abandone o estado de “piloto automático”. É possível aplicar este objectivo às empresas? Em que termos e com que resultados?

A prática de “mindfulness”, a atenção plena ao que fazemos a cada instante, baseada em métodos milenares de meditação oriental, mas sem qualquer aspecto religioso, está a ser difundida em todo o mundo, com resultados cientificamente comprovados em laboratórios nos EUA, como o prestigiado MIT. Procuram-na não só os indivíduos, como via para uma maior saúde psicossomática, mas também cada vez mais instituições onde as pessoas estão sujeitas a condições adversas, como hospitais e prisões, ou de grande exigência em termos de trabalho e de relações humanas, como escolas e empresas. Empresas como a Mitsubishi e a Sanyo, entre muitas outras, na Europa, nos EUA, no Brasil e no Japão, já introduziram a prática de “mindfulness”.
Os resultados nas empresas são claros: melhoria da saúde dos funcionários e redução do absentismo por doença; melhoria das relações humanas, reforço do espírito de equipa e maior capacidade de gerir e solucionar conflitos; maior satisfação no trabalho e aumento da produtividade; redução do stress, maior concentração e criatividade.

2. Aconselharia as nossas empresas a oferecerem programas de mindfulness aos seus trabalhadores? Em que moldes é que acha que isso poderia ser feito?

Aconselho vivamente e já tenho sido contactado nesse sentido. O que tenho feito e que sugiro é que se facultem cursos de introdução à prática de “mindfulness” em cada empresa e que depois se constitua um grupo de prática regular orientada por um formador qualificado.

3. Os tempos conturbados e de crise económico-financeira que vivemos provocam desânimo e desmotivação nas pessoas. O “mindfulness” pode ser uma ajuda para inverter esta situação?

Certamente. Estou convicto, por 30 anos de prática e pelo que tenho visto nos praticantes regulares, mesmo recentes, que “mindfulness” é uma das vias para sairmos da actual crise civilizacional. Quando a mente deixa de lado preocupações com o passado e o futuro e foca a atenção na respiração e no aqui e agora, deixamos de nos identificar com pensamentos e emoções que nos fazem ver tudo negro e sem saída. A mente recupera a serenidade e criatividade naturais, há mais energia e as soluções surgem.

4. E relativamente à gestão do stress, também poderá ser útil?

O stress vem de se estar a fazer uma coisa pensando em mil outras ao mesmo tempo, em particular no que temos que fazer no futuro, o que só aumenta a ansiedade e nos impede de fazer bem o que temos em mãos no presente. A prática de “mindfulness”, focando-nos no que estamos a fazer e numa coisa de cada vez, suprime o stress e permite desempenhar melhor e com mais rapidez qualquer tarefa.

5. Um dos temas mais relevantes para a Gestão dos Recursos Humanos é a liderança. Não será contraproducente um líder adoptar uma das regras de “mindfulness” que aconselha a não pensar “estou em A como é que chego a B, mas antes estando em A chego a B”?

Não creio e a prova é haver cada vez mais líderes interessados em “mindfulness”. Por um lado, porque nos ajuda a pôr de lado hábitos e automatismos mentais compulsivos, tornando a mente mais criativa. Estando plenamente em A, mais facilmente intuo como chegar a B, sem repetir o modo como cheguei a A, que pode não se adequar a B. Por outro, porque “mindfulness” é inseparável de uma ética do desenvolvimento sustentável ao serviço da felicidade e do bem-comum e isso é hoje cada vez mais um factor de crescimento das empresas, de motivação dos funcionários e da sua apreciação pelo público.

Sem comentários: